top of page
Foto do escritorSidnesio Moura

Riqueza Cultural em São José de Mipibu

Temos falado aqui em destinos ricos em turismo rural, aventura, turismo cultural, entre tantos outros segmentos que podemos encontrar no interior do Estado.




Riqueza Cultural em São José de Mipibu


Temos falado aqui em destinos ricos em turismo rural, aventura, turismo cultural, entre tantos outros segmentos que podemos encontrar no interior do Estado.

São José de Mipibu é um destes destinos que possui uma riqueza cultural incrível, como outros destinos que já pautamos nesta coluna, é possível realizar em São José de Mipibu um Roteiro Turístico histórico e cultural que apresente a riqueza deste destino que está a 38km da capital potiguar.


Escola Barão do Mipibu


Meu conselho é começar pela Escola Estadual Barão de Mipibu, onde o Prédio é tombado pela Fundação José Augusto por sua importância Histórica e cultural. A partir deste ponto se conhece a história do Barão de Mipibu fazendeiro aristocrata brasileiro, onde foi senhor de engenho de açúcar e exerceu influência no cenário regional. Além de ocupar posições políticas e judiciais, foi coronel da Guarda Nacional do Império do Brasil. Em 1877, tornou-se barão por decreto imperial. O prédio que hoje é a Escola Estadual, foi doado pelo próprio Barão do Mipibu, mas tem uma história riquíssima que vale apena visitar e também ler o artigo do José Alves no blog Alerta.


Igreja Matriz de Santana e São Joaquim e o Museu Histórico de Monsenhor Barros



Outro ponto riquíssimo é a imponência da Matriz de Santana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. A construção da Matriz atual teve seu início em 1740, neste caso, 22 anos antes de tornar-se Sede Paroquial. Em seguida, entre 1842 e 1894, o ilustre sacerdote Cônego Gregório Ferreira Lustosa ampliou a atual Matriz, construindo as duas torres, os corredores laterais e os dois altares laterais. Outro ponto importante dentro da História da Matriz de Santana e São Joaquim é ter três de seus filhos se tornado bispos: Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Manoel Tavares e Dom Francisco Canindé Palhano.

Na Igreja não podemos esquecer Monsenhor Barros, onde eu tive a alegria de conhece-lo na década de 90, era um sacerdote exemplo e fiel ao seu chamado. Construiu Instituições de grande importância para São José de Mipibu, entre elas o Instituto Pio XII, o abrigo para idosos Anízia Pessoa, o Centro Social São José entre outros. Aconselho unir a visita a Igreja Matriz ao Museu do Monsenhor Barros.


Bambelô atração cultural e o Engenho Mipibu



Outros dois pontos importantes na visita a São José de Mipibu além da variedade de produtos e atrativos turístico, sem falar das danças entre elas a danças natalinas, incluindo o bambelô, que é uma dança de roda do com o estilo batuque ou samba, dançado ao som de instrumentos de percussão. Em nossa região é comum este tipo de dança onde é formado um círculo, um ou dois figurantes entram para o centro e, cantando e dançando com agilidade, animam o folguedo.

Unindo este atrativo cultural a uma visita ao Engenho Mipibu, fecha um dia de visita em São José de Mipibu. O Engenho teve sua origem, com o português Miguel Ribeiro Dantas, que vindo de Lisboa, fixou-se na Vila de São José do Rio Grande, no ano de 1773. O Engenho avançou para o mundo com iniciando com a marca da cachaça AGUARDENTE OLHO D’ÁGUA” com o seu primeiro RÓTULO, em 1921, depois veio a Agro industrial Berckmans com a Caninha Extra no ano de 1966. Mas em todo este avanço chega-se hoje a Cachaça Mipibu, com vários prêmios no Brasil e exterior. No Espaço tem um verdadeiro museu que conta a história do Engenho, além do turista e visitante poder conhecer o processo de conservação e no final poder fazer uma degustação da cachaça Mipibu.


Conclusão e demais atrativos turísticos:


Estes são apenas alguns produtos e atrativos turísticos que podemos encontrar no destino de São José de Mipibu, onde acredito que acrescentando os demais atrativos e produtos turísticos entre eles: Museu do Vaqueiro, Lagoa dos Cavalos, Praça Desembargador Celso Sales, Espaço Rancho Azevedo é possível a permanência do turista pelo menos dois dias no destino.


Sidnesio Moura


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page